Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #30- "Poderosas": uma boa aposta?


Depois de "Avenida Brasil" e "Amor à Vida" terem conseguido bons resultados de audiência em horário nobre, a estação de Carnaxide decidiu continuar a apostar na ficção da TV Globo para a faixa das 23h e estreou "Império". Com um arranque auspicioso, a história de José Alfredo (Alexandre Nero) rapidamente desceu os seus valores e não conseguiu convencer os espetadores. As audiências começaram a preocupar a SIC, pois "Império" não ultrapassava os 900 espectadores e afundava o horário em que a estação era líder muitas vezes.

Do lado da TVI, "Jardins Proibidos" também não passava dos 900 espectadores e foram anunciadas mudanças na novela. As alterações foram chegando e a trama conseguiu subir e fixar-se no patamar do milhão, liderando assim a faixa confortavelmente e afundando ainda mais a SIC. "Império" via-se assim a perder de forma absoluta para o canal de Queluz de Baixo e a SIC tinha de fazer alguma coisa. Pelos bons resultados de "Mar Salgado", o canal decidiu apostar noutra produção portuguesa.

Foi assim que "Poderosas" começou a surgir. A novela que inaugura a segunda faixa de ficção nacional no horário nobre da SIC vem com o objetivo de roubar a liderança a "Jardins Proibidos" e trazer de novo o poder que a SIC já teve às 23h. Será que irá conseguir?

Começando pelo nome da trama - Poderosas - é possivelmente o pior uma novela da SIC já alguma vez teve.  Onde ficou a originalidade que aconteceu em "Perfeito Coração", "Laços de Sangue" e todas as outras novelas? Este é um nome pouco apelativo e muito feminista.

Já o logótipo também deixa muito a desejar. A conjugação das cores e o tipo de letra são bastante fracos e não chamam tanto à atenção do espectador. Da mesma forma, não conseguimos perceber qual a ligação da linha gráfica com a história propriamente dita.

Daquilo que já foi divulgado, sabemos que a trama é protagonizada por Rogério Samora, Margarida Marinho, Joana Ribeiro, Soraia Chaves e Maria João Luís. Conta a história de vingança de três mulheres contra o homem que, de maneiras diferentes, arruinou a sua vida. A trama de Patrícia Müller, autora também de sucessos como "Rosa Fogo", vai abordar temas que se diferenciam de "Mar Salgado". São eles a vingança e a luta pelo poder a qualquer custo.

A SIC arriscou e fez de "Poderosas" uma novela diferente do habitual. As histórias de amor passaram a ser secundárias e isso é um ponto a favor. A ficção precisa de inovações e histórias diferentes. Para além dos protagonistas, destacam-se nesta novela atores como Rita Loureiro, Joaquim Nicolau, Ana Nave, Julie Sergeant, Adriano Luz, Sara Barros Leitão e Jorge Corrula.

Apesar de algumas incoerências com as personagens escolhidas (como é possível que a personagem de Manuel Cavaco tenha 62 anos, na trama, e a de Rui Mendes tenha 75?), de destacar a forma como o enredo se irá desenvolver. Parece que todas as personagens irão ter destaque e são essenciais para a história, um ponto a favor para atrair a atenção dos espetadores.

"Poderosas" é uma boa aposta, mas deveria ter sido pensada e produzida com mais tempo. Surgiu demasiado depressa. O logotipo, o nome da história e a incoerência das idades das personagens são elementos que podem estragar um produto, por muito boa que seja a história. Mas a novela ainda nem começou e qualidade da mesma poderá compensar todos estes aspetos.

Para já, ainda não é possível prever o impacto de "Poderosas". É muito provável que suba os números de "Império", mas vai ser difícil roubar a liderança a "Jardins Proibidos". Isto, porque a telenovela da TVI começou com algumas dificuldades, quando se debatia diretamente contra "Mar Salgado", mas agora já tem o seu público fidelizado. Veremos se a "muleta" de "Mar Salgado" será suficiente para a novela arrancar com todo o "poder" necessário.

Por: Diário da TV (Marco Filipe)
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"

RESULTADOS DA SONDAGEM:















*Vote na sondagem para decidir o tema da próxima edição da rubrica.