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"Querido Diário" #12- Afinal, o que falta na RTP2? [Primeira parte]


Estreada a 21 de dezembro de 2016, esta rubrica é um espaço singular, onde são abordados diversos temas como se se estivesse a escrever num diário intimo.

Querido Diário,

O canal 2 da RTP continua a perder audiência, estando atualmente com uma média de 1.5% de share e por vezes ficando atrás da sua "prima" RTP3 (somando o total Cabo e TDT).

A tendência de queda aconteceu há alguns anos e nunca mais houve uma estabilização, mesmo com várias alterações na grelha e até na imagem do canal, que lhe proporcionaram uma visão mais "culta e adulta", como diz o slogan. Mas porque será que a RTP2 tem perdido público? O que falta fazer?

A verdade, é o que a estação está atualmente com uma das melhores imagens de sempre. O logotipo foi ajustado, o grafismo também e muitos programas receberam novas imagens e estúdios (como o "Sociedade Civil"). A nova imagem acompanha os dias que vivemos e consegue fazer da RTP2 um dos canais em sinal aberto com melhor aparência. Foi uma grande evolução nos últimos tempos, que de certo modo agradou o público.

Se questionássemos a maioria do público mais jovem sobre o que pensa da RTP2, as respostas iriam surpreender. Para muitos, este é um canal desatualizado, com programas antigos e onde muitos só conhecessem o "Zig Zag". Pois é, a verdade é que para grande parte do público a estação pública é encarada como um canal "sem piada" e que se salta na altura de fazer zapping, mostrando assim o desinteresse.

REVEJA O "QUERIDO DIÁRIO" #11
Ao longo dos anos, a verdade é que foi essa a imagem que a RTP2 transmitiu. O grafismo e a sua imagem desatualizada, tudo apontava para um canal que não interessava e estava fora do contexto. Contudo, atualmente não é isso que acontece e o público tem que saber disto! Pois é, um dos pontos principais é promover a imagem do canal, não basta altera-la, mas promove-la pela RTP1 e pelas antenas de rádio, que acompanham o perfil de público da RTP2.

O segundo passo é evidente, é necessário trazer programas que atraiam público e consigam cumprir serviço público. No caso da RTP2, o seu ADN aponta para documentários, programas infantis, desporto, musica, cultura, séries e todo o tipo de artes. Olhando para a grelha, verificamos que todos estes "requisitos" são, de modo cumpridos mas mesmo assim o canal continua com baixas audiências. O que falta fazer então?

A resposta é organizar a grelha, que apesar de ter melhorado nos últimos tempos, ainda continua com falta de estabilidade. O "Zig Zag", por exemplo, está sempre a mudar de horário- ora termina às 10h30, ora é esticado até às 12h. Nunca se sabe ao certo em que horário encontrar os programas na RTP2. Alias, nem se os vamos encontrar, pois muitos deles saem do ar sem explicação- como a "Entrevista de Maria Flor Pedroso" ou a "Página 2".

Na sequência de organizar a grelha, é crucial distribuir programas de forma a que se vão interligando. Por exemplo, passar do "Sociedade Civil" para o "Zig Zag" sem um intervalo, pelo menos, é um erro. Estes não são programas com o mesmo tipo de público. Quando terminar o primeiro, a vaza de público será imensa e até o público-alvo do segundo se sintonizar, certamente vão existir períodos de (ainda mais) baixa audiência. É necessário arranjar forma de fazer a ponte para os muitos conteúdos, que na RTP2 são diversificados.

Assim sendo, apresentamos uma sugestão de grelha para a RTP2, que será disponibilizada na próxima quarta-feira, no "Querido Diário" #13. Boa semana a todos os leitores!

Por: Filipe Vilhena

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