Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #90- (Não) "Gosto Disto!": Finais de tarde da SIC


Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria com o  site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um assunto  do mundo televisivo.   

O "Gosto Disto!" regressou à SIC, desta vez no horário das 19h, de segunda a sexta-feira. O formato apresentado por Andreia Rodrigues e César Mourão tinha como objetivo fazer subir os resultados da telenovela "Novo Mundo". Mas, em vez de o conseguir, fez com que os finais de tarde da estação caíssem a pique.

A estratégia da SIC começou com a mudança de horário de Novo Mundo. Emitida pelas 19h15, a telenovela brasileira que conta com atores portugueses acabou por ser "enviada" para a uma da manhã, horário onde continua a ir para o ar. Apesar de perda do público, a produção da Globo tem obtido, nos finais de noite, os melhores shares conseguidos até agora.

Já no acesso ao horário nobre, Andreia Rodrigues e César Mourão têm marcado resultados abaixo dos 10% de share. A 14 de junho, quarta-feira, o programa não foi além dos 6.4% de share e dos 1.8% de audiência - menos de metade de O Preço Certo e quatro vezes menos do que Apanha se Puderes. O formato de humor foi, inclusivamente menos visto que Novo Mundo à uma da manhã - que nesse dia conseguiu 2.2% de audiência 16.1% de share.

Como se não bastasse a troca brusca de horários sem aviso prévio, o formato da SIC emitido às 19h trata-se de uma repetição com cerca de 15 anos. Se já seria difícil impor-se no horário com novos episódios, a tarefa tornou-se impossível tendo em conta que é uma reposição.

Certo é que o público não gostou das mudanças e condenou a SIC a todos os níveis. Depois das dezenas e dezenas de comentários negativos nas redes sociais, os resultados audiométricos falam por si. Tudo isto acontece num momento em que poucos são os programas da SIC que conseguem resultar nas audiências e que se impõem face à concorrência.

No ano em que a SIC festeja os 25 anos, porque não apostar às 19h num formato como o "Tudo Incluído"? - uma ideia com potencial mas muito mal concretizada e desperdiçada à meia-noite de sábado. Com um formato diferente, em que incluísse entrevistas aos protagonistas dos vários programas, Andreia Rodrigues poderia ser a cara de um formato diário que, ao recordar programas de sucesso da estação, agarraria com certeza mais espetadores.

Assim, a SIC prefere continuar a "enterrar" cada vez mais o horário, dando espaço à concorrência para crescer e fazendo com a imagem de Andreia Rodrigues seja ainda mais desgastada na grelha da estação. É caso para dizer: não gostamos (nada) disto!

Por: André Pereira (Fantastic TV)
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"


REVEJA A ÚLTIMA EDIÇÃO

5 comentários:

  1. FAÇAM COM QUE A NOVELA NOVO MUNDO PASSE NO HORÁRIO HABITUAL, TEM MUITA GENTE Q GOSTA DA NOVELA !!!

    ResponderEliminar
  2. Eu realmente não gosto disto. Era telespectadora assídua das novelas do horário das 19 na SIC e achei uma grande falta de respeito a mudança de horário da novela Novo Mundo. O resultado disto é que não vejo mais a SIC, nem o telejornal. Para mim é R.I.P. à SIC.

    ResponderEliminar
  3. Eu não gosto nada do programa Gosto disto. Era telespectadora assídua da Novela Novo Mundo do horário das 19 na SIC e achei uma grande falta de respeito a mudança de horário da novela Novo Mundo para horário da 1 da manhã.

    ResponderEliminar
  4. Retirem o programa Gosto Disto! Reposição da Novela Novo Mundo!!

    ResponderEliminar
  5. A sic só está a ter o que merece. Depois da falta de respeito pelos telespectadores que teve né mudança brusca de horário da novela das 19h. Pior ainda foi não ter avisado previamente. Do que depender de mim e de muitos portugueses a sic não vai ter audiências no horário das 19h.

    ResponderEliminar