Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #99- 25 anos SIC: O melhor estará mesmo por ver?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria com o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.
A SIC comemorou o seu 25º aniversário no passado dia 6 de outubro, sexta-feira. Para assinalar a data, a estação apostou numa maratona em direto, a partir da Praça do Município, em Lisboa. Um especial com um olhar no passado, mas com os olhos postos no futuro.

A abertura da festa ficou a cargo de Júlia Pinheiro e José Figueiras, dois dos fundadores do canal, num momento bastante simbólico, dado o percurso dos apresentadores no canal. A atual apresentadora das manhãs da SIC comemorou ainda o seu 55º aniversário no mesmo dia, relembrando o momento em que viu o canal privado nascer.

Interessantes foram também as VTs com mensagens de caras de outros canais e que marcaram também a SIC. É o caso de Catarina Furtado, Fátima Lopes e Alberta Marques Fernandes, três caras fundamentais neste percurso da primeira estação de televisão em Portugal. Enquanto Alberta Marques Fernandes foi a pivot do primeiro programa do canal, um bloco informativo emitido a 6 de outubro de 1992 às 16h30, Catarina e Fátima marcaram a história da SIC no entretenimento.
Ao longo dos dois, as duplas foram muitas. Diana Chaves e João Paulo Rodrigues, Bárbara Guimarães e Cláudio Ramos, Conceição Lino e Daniel Oliveira ou Rita Ferro Rodrigues e João Manzarra foram apenas alguns exemplos.

Ao longo da emissão, houve tempo para recordar imagens de formatos antigos. Mas este especial, que teve como lema “o melhor ainda está para ver”, procurou pensar o presente e o futuro da estação. Uma estratégia de comemoração diferente do habitual, mas que resultou bastante bem. Um dos exemplos concretos aconteceu durante a entrevista a Mariana Pacheco, Diogo Martins e Joana Ribeiro, que completaram também 25 anos em 2017.

Entre a maratona especial emitida durante o dia, foi ainda para o ar uma emissão do Primeiro Jornal em direto da Praça do Comércio que contou com uma entrada épica de Bento Rodrigues – que já nos tem habituado a estas aberturas ao longo da digressão SIC pelo país.

Músicas que marcaram as telenovelas da estação, conversa com algumas das caras da SIC e a promoção de formatos atuais – como "E Se Fosse Consigo?", "Vale Tudo" ou "Paixão", entre outros – foram alguns dos elementos desta comemoração. Perto das 20h, a dupla Júlia Pinheiro e Rita Blanco entregou 150.000€ a uma telespetadora – que teve ainda tempo para chamar “Fátima Pinheiro” à apresentadora do "Queridas Manhãs" – e encerrou a maratona televisiva com a família SIC em palco, ao som do hino da estação.

À noite, Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho conduziram um especial do "Jornal da Noite" e "Paixão" teve um episódio especial, com referências ao aniversário da SIC. Finalmente, pelas 23h, Conceição Lino e Daniel Oliveira despediram-se dos telespectadores com um direto a partir da Estufa Fria, onde os fundadores da SIC jantaram e onde estiveram presentes muitas caras da estação.
Este último bloco, com cerca de uma hora, acabou por se resumir a uma série de conversas com caras da ficção, entretenimento e informação, mas pecou pela falta de ritmo ou originalidade – sobretudo tendo em conta o horário em que foi emitido. O destaque vai para abertura deste bloco, protagonizada por César Mourão, onde o humorista passa em revista os 25 anos da SIC, ao longo de aproximadamente 5 minutos.

25 Anos é um marco importante para uma estação de televisão. Certo é que a SIC não está na sua melhor fase no que diz respeito às audiências. Longe dos áureos anos 90 em que Portugal parava para ver os formatos da estação, a história da SIC continua, ainda assim, a fazer-se todos os dias, naquela que é a primeira estação privada em Portugal. Até porque a promessa continua: “o melhor ainda está para ver”.

Por: André Pereira (Fantastic TV)
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"

Sem comentários