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"Diário da TV" | Funções e tipos de publicidade




A publicidade é um conceito associado diretamente à venda de um produto. Mas será esse o seu único objetivo?
A verdade é que a venda de uma marca é, sim, o principal objetivo da publicidade, que capta assim a opinião do público. Contudo, esta tem outros objetivos.

Outro dos seus objetivos é a difusão de valores, atitudes e comportamentos, uma vez que a publicidade pode ser utilizada para ensinar, educar, instruir e comover. Imaginemos uma campanha de sensibilização contra o cancro da mama que alerta para a necessidade de rastreio e consequências da doença.

A difusão de informação (ou "social role") é outro dos papeis da publicidade, que nos alerta, por exemplo, para o perigo de fazer fogueiras no verão.

Funções da Publicidade
1-      Informativa- dá a conhecer a marca, ao mesmo tempo que a ajuda a vender.
2-      Económica- contribui para ativar o seu consumo e evitar a sua queda.
3-      Financiadora- financia ou dá auxilio em termos de subsídios. Exemplo: quando determinado jornal vende páginas para publicidade, é uma forma de reduzir os seus custos.
4-      Substitutiva- atua através da substituição do objeto real por outro objeto (signo publicitário), que representa o real, criando uma realidade fictícia.
5-      Estereotipadora- divulga mensagens através de características que descrevam determinado individuo.
6-      Desproblematizadora- cria um cenário lúdico onde o prazer está associado ao artigo. No caso contrário, em situações desagradáveis, a solução para o problema será o consumo da marca.
7-      Conservadora- por trás da aparente inovação, há uma série de valores que já existiam e que permitem ao receptor descodificar a mensagem. Se os valores forem novos, a mensagem não é percebida.

Por: Filipe Vilhena

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